quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

"Loulé ou Lousã, quem vai ser campeã? A final o dirá"

A equipa feminina do Rugby Club da Lousã obteve este fim-de-semana o passaporte para a final do campeonato nacional da 2ª Divisão Feminino.
No dia 12 de Janeiro a Lousã realizou a sua maior deslocação até ao momento para disputar a 5ª e última jornada do Campeonato Feminino da 2ª Divisão. Esta jornada foi disputada na Moita do Ribatejo e à partida deveria contar com a presença das equipas da Moita, Loulé, Lousã e Caldas, no entanto esta última equipa não compareceu, pois enganou-se no local, uma vez que se deslocou para a Moita da Anadia em vez da Moita do Ribatejo, o que levou a que a jornada ficasse reduzida a somente 3 equipas.
Os resultados dos jogos, bem como a sua ordem foram a seguinte:

- Lousã 00 – Loulé 20
- Moita 00 – Lousã 30
- Moita 00 – Loulé 20

No que diz respeito à equipa da Lousã, esta esteve alguns pontos abaixo do que é costume, o que levou a que cometesse demasiados erros durante o 1º jogo, pois as jogadoras entraram em campo numa atitude passiva e nunca conseguiram impor o seu jogo, limitando-se a defender. A ajudar a esta passividade da equipa da Lousã esteve também a arbitragem que diga-se de passagem foi muito má, pois segundo se apurou no final da jornada, o árbitro em questão nunca tinha apitado jogos do Campeonato Feminino, somente jogos de Sub-8 e Sub-10 e transpôs para este campeonato algumas das regras desses escalões, portanto fiquem a pensar na quantidade de erros que este não cometeu ao longo de toda a jornada.
No segundo jogo, apesar da atitude ter melhorado um pouco, a equipa da Lousã voltou a ficar uns “furos” abaixo daquilo que já tem demonstrado valer, pois novamente não jogou bem e cometeu novamente muitos erros, no entanto este jogo salvou-se não pela exibição, mas pela vitória.
Com estes resultados a equipa da Lousã acaba este campeonato na 2ª posição, facto que lhe possibilita disputar a final do campeonato contra o 1º classificado, o Loulé, em casa deste, estando deste modo em disputa o título de campeão nacional da 2ª divisão, bem como, o respectivo acesso à 1ª Divisão.
Há que referir que este foi um feito histórico para o rugby feminino da Lousã, pois nunca as meninas da Lousã tinham conseguido alcançar a final de uma competição, facto que para muitas atletas era o seu objectivo no inicio da época e o qual foi cumprido. No entanto, e tal como foi referido na notícia anterior, “O sonho não acaba” e há mais uma hipótese de ultrapassar os objectivos e tornar esta caminhada ainda mais marcante, quer para as jogadoras como para todos os técnicos que contribuíram e contribuem para a evolução do rugby feminino na Lousã.
Por último, queremos deixar aqui uma frase de incentivo a todas as atletas do Rugby Club da Lousã “Acreditem meninas que é possível vencer a final e trazer o titulo para a Lousã”.